Por toda a parte já começa a sentir-se uma certa agitação, se não mesmo uma correria, de pessoas por entre lojas, sacos e mais sacos, embrulhos e mais embrulhos, principalmente nos grandes centros comerciais onde os enfeites alusivos à época natalícia desde muito cedo marcam presença, lembrando algo que parecia estar ainda tão longe de acontecer…e mesmo falando e ouvindo a todo o momento conversas sobre a famosa crise, nestes sítios conseguimos ver sempre pessoas com pelo menos um saquinho de papel na mão!!! O velho consumismo a prevalecer!! Será que é isto que verdadeiramente interessa nesta quadra?!!
Também um pouco por toda a parte as cidades e vilas ficam cheias de enfeites de Natal, aqui a santa terrinha não fugiu à regra e parece que as estrelas desceram mesmo até à cidade, estrelas e mais estrelinhas cada qual com seu tamanho, dando um certo ar alegre e luminoso às ruas, mas de presépio nada!! Provavelmente Nossa Senhora e S.José ainda estarão a caminho!!… Certo dia, já à tardinha, ia caminhando, observando as referidas estrelas e dei por mim a reflectir se, à semelhança do que aconteceu há 2000 anos, elas sinalizariam/simbolizariam o local(Coração) onde o Deus menino iria nascer, novamente?! É que por entre esta azáfama toda comercial acaba por se esquecer da verdadeira essência de tudo isto, o que realmente se festeja e qual a importância deste período que antecede o Natal – Advento.
Este período, é simbolizado, por entre celebrações dominicais e até mesmo no seio de algumas famílias, pela construção da coroa do Advento, no qual semana após semana se vai acendendo uma vela, representativo de uma luz que se vai tornando maior e mais intensa culminando na noite de Natal com o renascimento de uma enorme luz – Jesus Cristo. Este Deus feito Homem, que quando nasceu tinha uma estrela a servir de guia para quem o quisesse acolher, visitar tal como fizeram os reis magos… daí este meu pensamento acerca das estrelas que enfeitam a cidade! Como será que está ser feita a minha caminhada neste Advento? Será que na Noite e Dia de Natal uma daquelas estrelinhas, espalhadas pela santa terrinha, simbolizará o re-nascimento de Jesus no meu coração?!
O caminho não é fácil, as propostas são desafiadoras… Perante a liturgia de cada domingo, neste tempo em que devemos estar vigilantes e preparados para o grande momento, muitos são os desafios… um deles é sermos alegres mesmo que tudo à nossa volta pareça um dia de enorme trovoada, escuro, cinzento, medonho…Jesus tal como Seu e Nosso Pai não nos quer ver tristes… Ele apela-nos, a nós cristãos, para que tenhamos esperança e confiança em Deus, Ele dá-nos toda a força necessária e ajuda-nos a ultrapassar as nossas dificuldades. Ao confiar desta forma, aumentamos a nossa fé e a esperança torna-se cada vez maior o que faz com que esbocemos um “sorriso de orelha a orelha” e assim contagiamos todos aqueles que connosco se cruzem, proporcionando um clima de paz que desencadeia muitas outras situações tais como a solidariedade, a fraternidade… acaba por ser uma bola de neve que culmina no amor ao próximo. É este o caminho que temos de preparar para a chegada do Deus Menino e que tanto S. João Baptista, não se tem cansado, de nos transmitir através do Evangelho destes últimos Domingos, por entre caminhos no deserto.
Jesus veio/vem ser Luz para os nossos caminhos, veio/vem mostrar/iluminar-nos para que possamos percorrer o caminho do bem. Tal como desafiou muitos daquela época desafia-nos Hoje, constantemente! Será que neste período de reflexão e preparação serei capaz de me preparar para O acolher no meu coração?!...
Espero que consigam ter o vosso coração bem preparado para receber Jesus. Eu vou tentar fazer o mesmo!! Já temos pouco tempo pois Ele já está quase a chegar!!
Um Santo e Feliz Natal!!